Recently Published
Relatório Final
Índice Brasileiro de Conectividade
Dados da Anatel referente ao Índice de Brasileiro de Conectividade, também conhecido como IBC. A agência oferece análises sobre os diferentes aspectos relacionados à conectividades dos municípios e das UFs brasileiras, considerando capacidade da infraestrutura instalada, cobertura de 4G e 5G, além de competitividade na área de conectividade.
Projeto Final
Este relatório apresenta uma análise exploratória, inferencial, de outliers e mapas do Índice Brasileiro de Conectividade (IBC) para 2021‑2024, destacando diferenças regionais.
Avaliação da Cadeia de Frio do Transporte Fluvial de Concentrado de Hemácias no Estado do Amazonas
O concentrado de hemácias (CH) é considerado o hemocomponente mais utilizado nos serviços de saúde. Usada de forma adequada em condições de agravos da saúde pode salvar vidas e melhorar a saúde dos pacientes. Para garantir a segurança dos receptores, a Organização Mundial de Saúde recomenda que todas as etapas do ciclo do sangue, desde a captação de doadores à transfusão, sejam coordenadas por redes integradas de fornecimento de sangue. Com isso o objetivo deste estudo é avaliar as não conformidades de temperatura durante o transporte fluvial de concentrado de hemácias realizado entre o Hemocentro de Manaus e seus núcleos localizados no interior do Amazonas. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo dos dados obtidos. A normalidade e a homogeneidades das variâncias das variáveis numéricas serão avaliadas pelo teste de Kolmogorov-Smirnov e pelo teste F respectivamente, e descritas pela mediana e Intervalo Inter-Quartílico (IIQ). As análises estatísticas serão realizadas no programa R versão 4.4.0 . Espera-se, dessa forma, contribuir para que os serviços de hemoterapia no Amazonas cumpram os requisitos definidos pela legislação brasileira e, ao mesmo tempo, que os agentes envolvidos possam contar com mais uma referência técnica que os auxilie a desempenhar suas funções para o alcance de sua missão frente ao risco sanitário
Avaliação da Cadeia de Frio do Transporte Fluvial de Concentrado de Hemácias no Estado do Amazonas
O concentrado de hemácias (CH) é considerado o hemocomponente mais utilizado nos serviços de saúde. Usada de forma adequada em condições de agravos da saúde pode salvar vidas e melhorar a saúde dos pacientes. Para garantir a segurança dos receptores, a Organização Mundial de Saúde recomenda que todas as etapas do ciclo do sangue, desde a captação de doadores à transfusão, sejam coordenadas por redes integradas de fornecimento de sangue. Com isso o objetivo deste estudo é avaliar as não conformidades de temperatura durante o transporte fluvial de concentrado de hemácias realizado entre o Hemocentro de Manaus e seus núcleos localizados no interior do Amazonas. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo dos dados obtidos. A normalidade e a homogeneidades das variâncias das variáveis numéricas serão avaliadas pelo teste de Kolmogorov-Smirnov e pelo teste F respectivamente, e descritas pela mediana e Intervalo Inter-Quartílico (IIQ). As análises estatísticas serão realizadas no programa Bioestat 5.3. Espera-se, dessa forma, contribuir para que os serviços de hemoterapia no Amazonas cumpram os requisitos definidos pela legislação brasileira e, ao mesmo tempo, que os agentes envolvidos possam contar com mais uma referência técnica que os auxilie a desempenhar suas funções para o alcance de sua missão frente ao risco sanitário
RMarkdown-Final
Template de um relatório feito em RMarkdown criado pela professora Fernanda Peres e disponibilizado aos alunos de Probabilidade e Estatística/Estatística I do ICET/UFAM.
Templates RMarkdown
Modelo de RMarkdown disponibilizado pela professora Fernanda Peres
R Markdown
Material desenvolvido pela professora Fernanda Fiel Peres
Monitorização dos PIICIE
uma proposta de avaliação para além da parametrização do sucesso
Problemas Práticos 01
Atividade